quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ópera Sidéria.


(Foto cedida pela Sra. Bea Stresser - Neta de A. Stresser que colaborou com o Blog)

A Ópera Sidéria, que conta o amor trágico de uma jovem em meio à Revolução Federalista, estreou em 1912, no Teatro Guaíra, com grande sucesso. Augusto Stresser fez sua passagem ao mundo espiritual no dia 18 de novembro de 1918, aos 47 anos de idade.

Augusto Stresser nasceu em Curitiba, capital do estado do Paraná, no dia 18 de julho de 1871. Ele foi um maestro do Brasil, além de jornalista e ilustrador do jornal O Guarany, artista plástico, escritor e funcionário graduado da Delegacia do Tesouro Nacional no Paraná.

Além de compositor, Augusto Stresser também foi desenhista, pintor, poeta, jornalista e pioneiro da fotografia. O gosto musical levou-o a tocar flauta, flautim, contrabaixo e piano. Como compositor, assinou a mazurca Pérolas da noite, a fantasia Prelúdio e um hino em homenagem ao cinqüentenário do Paraná.

Augusto Stresser começou na música cedo, dedicou-se ao estudo da flauta e do contra-baixo. Posteriormente, tocou na orquestra da Catedral Metropolitana de Curitiba. Stresser foi o compositor da primeira ópera do Paraná, Ópera Sidéria.
(fonte:blogspotpulsoeletromagnetico)

Este Blog visa primordialmente identificar a obra e difundir a montagem e realização desta Ópera que ocorrerá nos anos de 2011 e 2012 em Curitiba, por iniciativa de amantes da música e da história do Estado do Paraná.

Um comentário:

  1. Massa Rodolpho e Elaine, já começamos a acender as velinhas para dar tudo certo a partir deste momento.

    ResponderExcluir