terça-feira, 22 de março de 2011

Onde se passa a Ópera Sidéria.

No dia 17 de janeiro de 1894, um batalhão de 639 homens formado por forças republicanas (pica-paus), chefiado pelo General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, enfrentou bravamente as forças revolucionárias formadas por cerca de 3 mil combatentes (maragatos), membros do Exército Libertador, comandados por Gumercindo Saraiva. Cerca de 500 pessoas morreram no Cerco, entre as quais o General Carneiro. O conflito que culminou nas ruas da Lapa teve início no Rio Grande do Sul e se alastrou pelos três estados do Sul, chegando até o Rio de Janeiro, com objetivo de depor o Marechal Floriano Peixoto. A ação implicou na queda de Tijucas e Paranaguá e na tomada de Curitiba. A Lapa, último obstáculo para as forças contrárias à República, resistiu por 26 dias até assinar a Ata de Capitulação (rendição).

Um comentário:

  1. Sou graduando do Curso de História da UTP e estou fazendo minha pesquisa monográfica a respeito da Revolução Federalista no Paraná. Meu intuito é estudar os impactos culturais da invasão do nosso estado. Para tal, a ópera "Sidéria" pode ser importante fonte historiográfica.

    Gostaria de saber se você dispõe de cópia do libreto da ópera ou se sabe como eu poderei obtê-lo. Será de suma importância à minha pesquisa.

    Agradeço por antecipação a vossa ajuda.

    Meu email é diogofontana@hotmail.com

    ResponderExcluir