quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vida de pesquisadora amadora [2]

Por: Elaine Novaes Falco.

Vida de pesquisadora amadora [2]
RICARDO WAGNER, pintor e cenógrafo.

Pois continuei minhas pesquisas, e quase por acaso descobri os Boletins Informativos da Casa Romário Martins. Foi uma daquelas coincidências que acontece quando a pesquisa é tão interessante, que parece um pano de fundo para as atividades cotidianas. Era um dia comum, entrei em um “sebo” sem nenhum interesse em particular, encontrei à venda um Boletim Informativo com fotos de época, e lá estava, no final do volume, uma longa relação de outros boletins que depois viria a saber, há muito estão esgotados e só podem mesmo ser encontrados à venda nos sebos da cidade, ou fotocopiados da Biblioteca na Casa da Memória.

E entre estes, havia o BOLETIM INFORMATIVO DA CASA ROMÁRIO MARTINS, vol. XIX, nº 99, editado em setembro de 1992, título AUGUSTO STRESSER E A ÓPERA SIDÉRIA. A pesquisa biográfica foi realizada por Roberto Sérgio Stresser, e a pesquisa da ópera, por Clara Satiko Kano, e conta com fotografias do acervo da família Stresser e da Casa da Memória de Curitiba.

Entre estas fotografias, encontra-se a fls. 23, uma foto do Theatro Guayra no início do século, quando ainda se localizava onde hoje está a Biblioteca Pública do Paraná. Um prédio surpreendentemente bonito, querem ver?



Este boletim traz outras informações, sobre os responsáveis pela cenografia e figurinos. A fls. 22, dois primeiros parágrafos, consta que:

“O cenário para o primeiro ato ficou a cargo de Ricardo Wagner. Já o segundo e terceiro atos foram caracterizados pelos cenários pintados por Guilherme Lobe. Tanto este, como aquele, procuraram enfocar a paisagem paranaense.

Quanto ao figurino para as prima-donas, foi Albertina Gonçalves quem os executou. Já os trajes usados pelas camponesas foram, por elas mesmas executados.”

Descobri assim que algo não mudou em um século: quando faltam verbas para a produção, o coro fica responsável pela produção de seu próprio figurino, no todo ou em parte.

E descobri também o nome de mais um artista plástico na cenografia da ópera, senhor RICARDO WAGNER. Mas sobre este, só encontrei esta informação!
O boletim traz ainda, a fls. 25, foto identificada como da estréia da Ópera Sidéria. Será este fundo arborizado, a obra do senhor Ricardo?


Um comentário:

  1. Olá!
    Sou jornalista da RPC TV e estamos produzindo um Meu Parnaá sobre a ópera "Sidéria" e gostaríamos de entrar em contato com vocês.
    Se puder me passar telefone para o e-mail alineb@rpctv.com.br ou (41)3340-7711. Obrigada

    ResponderExcluir